HISTÓRIA DA NOVA ZELÂNDIA

Ainda que seja um país relativamente jovem, a Nova Zelândia tem uma história rica e fascinante, que reflete suas raízes européias e Maori.Sítios históricos e taonga(tesouros) Maori, alguns datados de 1000 anos atrás, fazem contraste com belos edifícios coloniais.

Os Maori foram os primeiros habitantes da Nova Zelândia/Aotearoa (que quer dizer Terra da Grande Nuvem Branca). Eles formaram uma sociedade próspera, baseada em iwi (tribos) que floreceu por muitos séculos.

Segundo os Maori  o primeiro explorador a chegar na  Nova Zelândia foi Kupe. Usando as estrelas e correntes marítimas para se localizar, ele se aventurou pelo Oceano Pacífico em sua waka  hourua (canoa de viagem), vindo de sua terra natal Hawaiki, na Polinésia.

Embora um holândes tenha sido o primeiro europeu a avistar o país,foram os ingleses que o colonizaram. Ao Capitão James Cook, enviado ao Tahiti para observar a trajetória de Vênus, coube tambêm a tarefa de procurar pelo grande continente, que todos acreditavam existir ao Sul. O assistente de cabine de Cook, Young Nick, foi o primeiro a avistar um pedaço de terra perto de Gisborne (hoje chamado de Young Nick’s Head) em 1769.

Antes de 1840, apenas missionários e caçadores de baleias e focas iama para a Nova Zelândia.Estes colonizadores tinham um contato considerável com o povo Maori, especialmente na região costeira.Os Pakena (europeus) mantinham uma rede de trocas bastante ativa com o povo local, e alguns deles até viviam entre os Maori.

Em 1840, quando o Tratado de Waitangi foi assinado, a Nova Zelândia se tornou uma colônia britânica. Isto ocasionou um grande aumento no número de migrantes vindos da matriz, muitos dos quais tinham sua passagem paga por companias colonizadoras, O sistema  de colonização se baseou nas ideias de Edward Gibbon Wakefield, que acreditava que a colônia deveria ser moldade de acordo com as regras e estrutura da sociedade britânica.

Este crescente número de migrantes britânicos, somado ao encolhimento da população Maori, em sua maioria sem terra, fez com que a cultura britânica fosse predominante na vida da Nova Zelândia durante todo o século XIX e a primeira metade do século XX. Entretanto, desde a Segunda Guerra Mundial, a Nova Zelândia vem batalhando  para encontrar sua identidade nacional própria, bem como seu lugar exclusivo na sociedade mundial.

Saiba mais:
www.newzeland.com

 

CURIOSIDADES SOBRE A NOVA ZELÂNDIA

Pescando uma ilha
A criação da Nova Zelândia é descrita na lenda de Maui.Este deus gostava de pregar peças e consegui entre outros feitos, domar o sol para que o dia durasse mais.Mas seu maior feito foi pescar a Ilha do Norte, que é conhecida como Te Ika a Maui (O Peixe de Maui). Fotos aéreas da ilha mostram que ela lembra claramente um peixe. Os Maori acreditam que o extremo norte seja o rabo do peixe, e a baía de Wellington, a boca.Eles descrevem a Ilha do Sul como sendo a canoa (waka) de Maui e a Ilha de Stewart (Rakiura), sua âncora.

o que é um kiwi
Para entender Kiwiana, é importante saber primeiro o que é um Kiwi. O Kiwi, um pássaro de hábitos noturnos que não voa é também o pássaro nacional da Nova Zelândia.Ele tem um bico longo com narinas em sua extremidade e passa a noite em busca de pequenos insetos para se alimentar.Os próprios neo-zelandeses passaram a ser conhecids como Kiwis através dos tempos.Existe o “senso de humor kiwi”, o jeito de ser do “faça você mesmo kiwi”, e Kiwiana é o conjunto de fatores que contribuem com o nosso jeito de ser kiwi.Se para confundir mais um pouco, a fruta kiwi tem esse mesmo nome na Europa e América, e a graxa de sapatos “Kiwi”, mundialmente conhecida, é uma invenção australiana e não neo-zelandesa.

L&P – Refrigerante Nacional
L&P (Limão e Paeroa) é o refrigerante mais famoso da Nova Zelândia.Ele foi inventado em 1904, quando seu criador misturou um pouco de água mineral da região de Paeroa com limão. O resultado foi uma bebida extremamente refrescante.Originalmente o refrigerante era chamado de Paeroa e Limão, mas depois foi alterado para L&P.

HAKA
é impossível explicar o que é Haka Veja com seus próprios olhos:
www.newzeland.com – Clique em HAKA

KIA ORA = Gidday! = Olá
Se um turista quiser testar este cumprimento Maori, certamente receberá uma resposta agradável, tanto do povo Maori, quanto dos neo-zelandeses pakeha (europeus).

haka

 

 

Vocabulário maori:
Kia Ora – Olá
Kia ora tatou – Olá a todos
Tena koe – Felicitações a você
Tena Koutou – Bem Vindos
Nau mai – Bem vindos
Kei te pehea koe? – Como vai?
Kei te pai – Bem
Tino pai – Muito bem
Haere ra – Adeus
Ka kite ano – Até a próxima (tchau)
Hei konei ra – Te vejo mais tarde